Talvez daqui pra frente você use alguma inteligência artificial e ela te conheça tão bem a ponto de saber o que te recomendar e do que exatamente você gosta. Mas calma, não é uma tecnologia maligna capaz de ler mentes e pronta para te atacar. Na verdade, é o oposto. Agora, a IA tem memória e, por isso, lembra-se de todas as suas interações com ela, o que oferece respostas mais personalizadas, sem você precisar contar tudo de novo a cada nova interação. Quer saber mais sobre essa atualização? Pegue seu café e venha para a #Segundinha de hoje.
Segmentar por idade e gênero está ultrapassado
Você ainda segmenta suas campanhas por “mulheres de 18 a 24” ou “proprietários de imóveis”? Um novo estudo da Adlook mostra que essa estratégia pode estar sabotando sua performance:
- No grupo “Mulheres 18-24”, 43% eram homens e 61% tinham mais de 24 anos;
- No segmento “Mães”, 52% eram homens e 62% não tinham filhos;
- No grupo “Proprietários de imóvel”, 40% eram inquilinos;
- Entre os classificados como “nível médio”, 67% tinham ensino superior.
Segundo a Adlook, isso acontece por conta de dados de terceiros imprecisos e estratégias ultrapassadas, que insistem em colocar pessoas em caixinhas, desperdiçando verba e impactando a performance das campanhas.
A saída? Segmente por comportamento, interesses e respeitando a privacidade do usuário. O estudo foi realizado com 1.325 usuários em setembro de 2024.
ChatGPT agora memória e busca na web por respostas mais inteligentes
A OpenAI liberou a funcionalidade “Memory with Search” para o ChatGPT. Antes, a IA só lembrava de informações trocadas em conversas anteriores. Agora, ele usa esses dados para refinar buscas na web com base no seu histórico, entregando respostas mais relevantes e personalizadas.
Exemplo: se você já contou que trabalha com marketing digital em São Paulo, ao perguntar por “eventos perto de mim”, o ChatGPT pode responder com as principais conferências de marketing na capital paulista, sem que você precise repetir.
A ferramenta de memória também foi aprimorada, permitindo que a IA acesse o histórico completo do bate-papo para entender melhor seu perfil e preferências ao longo do tempo.
Essa atualização faz parte da corrida da OpenAI para se destacar frente a concorrentes como o Claude (Anthropic) e o Gemini (Google), que também estão apostando em recursos de memória para tornar seus bots mais inteligentes.
Instagram lança Edits: novo app gratuito para editar Reels
A Meta acaba de lançar o Edits, um novo aplicativo voltado para criação e edição de vídeos curtos, e sim, a proposta é clara: concorrer diretamente com o CapCut, do TikTok.
Disponível gratuitamente para Android e iOS, o app chega com o nome “Edits, um app do Instagram” e funciona como uma central para editar vídeos, buscar inspirações, descobrir tendências e acompanhar o desempenho dos seus Reels.
O que o Edits traz de novo?
- Editor com linha do tempo em camadas, similar ao CapCut e TikTok;
- Vídeos de até 10 minutos, com suporte a 4K e 60 fps;
- Exportação sem marca d’água;
- Ferramentas de remoção de fundo, animações com IA e legendas automáticas;
- Biblioteca de filtros, efeitos e fontes para turbinar seus vídeos;
- Áreas dedicadas a projetos salvos, ideias rápidas (com notas adesivas!) e vídeos em alta;
- E ainda: insights sobre a performance dos seus conteúdos.
A proposta é tornar a produção de conteúdo ainda mais dinâmica e criativa, tudo isso fora do app principal do Instagram, mas totalmente integrado a ele.