SEGUNDINHA DA MASSI – EDIÇÃO 173

segundinha

SEGUNDINHA DA MASSI – EDIÇÃO 173

Corrida da IA: quem leva?

A corrida para ver quem vai dominar o mercado da Inteligência Artificial segue acirrada. Agora, a Meta decidiu entrar de vez no jogo para competir com as gigantes que já estavam na disputa. Os detalhes dessa jogada você confere na #Segundinha de hoje!

Meta acelera na corrida da IA com chips próprios

A Meta está desenvolvendo seus próprios chips de inteligência artificial para ampliar a capacidade de processamento e diminuir a dependência de fornecedores como a Nvidia. Dessa forma, a Meta quer replicar a capacidade de 600 mil chips H100 com hardware próprio, o que resultará em um crescimento de US$65 bilhões em gastos com infraestrutura de IA.

Isso é importante porque, além de cortar custos e ter mais controle sobre suas operações, a Meta entra de vez na disputa com gigantes como Google, Microsoft e Amazon, que já investem em chips proprietários. 

Instagram testa notas da comunidade para combater desinformação 

A Meta anunciou que vai começar a testar as notas da comunidade no Instagram a partir de 18 de março, inicialmente nos EUA. A ferramenta segue o modelo já usado no X, onde os próprios usuários podem adicionar contexto a publicações para ajudar a combater a desinformação.

Com essa ferramenta, o Instagram tenta manter a plataforma segura e informativa, sem depender apenas de fact-checking tradicional. A mudança também impactará outras redes da Meta, como Facebook e Threads.

Ainda não há previsão para a novidade chegar ao Brasil, mas a expectativa é que, se os testes forem bem-sucedidos, o recurso seja expandido globalmente. 

Pinterest rotula imagens de IA para mais transparência 

O Pinterest anunciou uma nova política que marca imagens geradas ou modificadas por inteligência artificial (IA), ajudando os usuários a identificar esse tipo de conteúdo e navegar com mais segurança. A decisão vem após reclamações sobre a invasão de conteúdo de baixa qualidade na plataforma.

Assim, com mais de 553 milhões de usuários ativos, o Pinterest busca manter a confiança da comunidade ao combater o “lixo digital” gerado por IA para spam. Já que a marcação dá mais controle e transparência, protegendo os usuários de conteúdo enganoso ou indesejado.

vem pra massi