Você já parou para pensar se as marcas que você consome representam quem você é? Ou então, já se viu escolhendo um produto pelo o que tinha por trás dele, como propósito, sustentabilidade e inclusão? Consumidor assíduo ou não, a chance disso já ter acontecido com você é grande, mesmo que a sua escolha tenha sido inconsciente. Digo isso porque é cada vez mais comprovado que escolhemos produtos pelos quais nos identificamos. Para saber mais sobre isso, pegue seu café e venha para a #Segundinha de hoje!
WhatsApp libera o envio de promoções
O WhatsApp deu mais um passo rumo à sua consolidação como ferramenta de negócios: agora, empresas poderão enviar transmissões promocionais para clientes que já interagiram com a marca. A novidade promete aumentar o alcance das campanhas dentro do app, mas sem virar spam.
Quem recebe a mensagem pode marcar como irrelevante ou optar por não receber mais. A Meta também implementou um limite diário de envios e vai monitorar o engajamento para garantir a qualidade das campanhas.
Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo (e mais de 500 milhões só na Índia), o WhatsApp segue buscando maneiras de monetizar o app, sem comprometer a experiência de quem usa.
Instagram testa Reels secretos com senha
O Instagram está preparando um novo recurso para quem busca mais exclusividade nos conteúdos: os Reels secretos. A função, ainda em fase de testes, permite que criadores publiquem vídeos protegidos por senha, acessíveis apenas para quem decifrar uma dica.
Na prática, o vídeo aparece bloqueado, e só é liberado quando o usuário digita o código certo. A pista? Fica na legenda. No exemplo oficial do Instagram, a senha era a primeira hashtag do post.
Ainda não há data oficial para o lançamento. Por enquanto, o Instagram apenas divulgou um exemplo prático no seu perfil de design. Se o recurso for liberado, os Reels secretos podem transformar a forma como o conteúdo é consumido: mais interativo e envolvente.
Uma dose de Brasil: marcas que vestem a camisa
Um novo estudo da MindMiners revela quais marcas os brasileiros sentem que melhor representam a identidade nacional. No topo da lista estão:
- Natura (10%)
- Havaianas (7%)
- Petrobras (6%)
- Guaraná Antárctica (2%)
- O Boticário (2%)
A pesquisa mostra que 51% dos brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o país. Mais do que produtos, essas empresas se tornaram símbolos do imaginário coletivo, seja pelo cuidado com o meio ambiente, por suas campanhas sociais ou simplesmente por estarem presentes no dia a dia da população.
Para 67% dos entrevistados, as marcas também deveriam assumir maior responsabilidade social. As principais demandas incluem:
- Salários justos e boas condições de trabalho (68%)
- Sustentabilidade ambiental (67%)
- Apoio a projetos sociais (57%)
- Investimento em educação (55%)
- Diversidade e inclusão (49%)
Quase metade dos brasileiros (48%) afirmam que consumiriam mais produtos de marcas que representassem melhor suas culturas e regiões.
O levantamento ouviu 2.400 pessoas, de todas as regiões e das classes ABC, e reforça um ponto: apesar de múltiplos sotaques e costumes, há marcas que conseguem unir os Brasis em torno de causas, emoções e pertencimento.